Resenha: Antes que Seja Tarde – Victor Pacheco

Antes que Seja Tarde fala sobre bulling, sexualidade, arrependimentos…. mas principalmente sobre o poder do amor.

Victor não tem uma vida fácil. Não tinha amigos com quem conversar, rir ou compartilhar os momentos difíceis e na escola todos parecem zombar dele. Tanto que ele divide os alunos em três grupos:

– Os que me odiavam e zombavam de mim.

– Os que sentiam pena e zombavam de mim.

– E os que não se contentavam só em falar, e partiam pra agressão.” – Cap. 1

Então, no oitavo ano, Heitor é transferido para a sua turma e as coisas já não parecem tão ruins. Afinal, “…era como se eu pudesse ficar olhando o dia todo pra ele, e quando ele chegava meu coração saltava e eu perdia a fala, eu sempre soube exatamente como puxar assunto com qualquer pessoa, mas com ele parecia que eu desaprendia a falar…“. Foi amor a primeira vista. Um amor avassalador. E aos poucos foi florescendo. Victor e Heitor voltavam da escola juntos, riam juntos, Victor já o via frequentando a sua casa, mas cada semana que passava ele sentia que não podia fazer isso com Heitor, pois quem anda com perdedor, perdedor é. E mesmo que ele tivesse a sexualidade tão evidente quanto a sua, Heitor sabia se virar, tinha carisma, era aceito pelos outros e Victor não poderia tirar isso dele.

Fiz tudo aos poucos, a medida que os outros o abraçavam eu fui me afastando, em um dia eu me sentei distante dele na escola, no outro fui embora sem o esperar, e em outro me tornei rude, até não sobrar nada de nós, bom pelo menos era o que eu pensava.” – Cap 2

Victor o afasta. O afasta pra sempre. Sem nunca ter falado os sentimentos que tinha por ele. Sobrando apenas perguntas sobre os sentimentos de Heitor e o que aconteceria se ele tivesse se declarado. Até que ele o encontra, seis anos depois e todas as dúvidas do passado voltam, todos os sentimentos que um dia pareciam ter sido enterrados voltam a tona com apenas um sorriso.

Antes que Seja Tarde é um romance delicado. Victor é um personagem inseguro e triste, como muitos adolescentes espalhados pelo mundo. Através dele o autor aborda o bulling, as dificuldades de ser adolescente gay, de se aceitar e sobre as escolhas que podemos nos arrepender. Sem contar referências como Maria do Bairro e RDB que eu tenho certeza que muita gente vai se identificar.

Gostei muito de o autor e o personagem terem o mesmo nome, o que deixa sempre aquela pulga atrás da orelha: “Será que realmente se trata de uma ficção?“. Essa dúvida fica ainda maior, pela escrita do livro. O autor escreve a história no formado de um diário. Victor conversa conosco e conta todas as suas dúvidas e angústias, como se estivesse falando com um amigo.

Antes que Seja Tarde é um conto curtinho, gostoso de ler e ainda tem a vantagem de poder ser lido no Wattpad, ou seja, gratuitamente. Um bom romance para ser lido para quem gosta de histórias do coração.

Antes que Seja Tarde – Victor Pacheco

Antes que Seja TardeEditoria: Conto
Leia Aqui: Wattpad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *