Autor angolano lança no Brasil livro de contos

O Homem que Plantava Aves é uma coletânea de contos e uma fábula que fazem parte da antologia Angola 40 Anos, 40 Contos, 40 Autores.

O Primeiro livro de Gociante Patissa publicado no Brasil, é uma a coletânea poética: Almas de porcelana (Penalux, 2016). Dessa vez o escritor traz ao leitor brasileiro sua produção em prosa. Gociante Patissa transporta leitores para os contornos de uma Angola imprevisível. Em catorze temas, o escritor angolano passa pelo registro da memória coletiva, incluindo aí a recriação de uma guerra civil de três décadas, a qual o arrancou aos sete anos de sua terra natal. Também se encontram em sua escrita os desafios do pós-conflito e de cidadania na antiga colônia portuguesa situada na África austral. A província de Benguela e a região etnolinguística Umbundu são o cenário da generalidade dos contos.

O Homem que Plantava Aves
Gociante Patissa, autor

A ideia da publicação destes contos nasceu durante a minha presença na Feira Internacional do Livro de Frankfurt, Alemanha, em 2016. Nessa ocasião, em correspondência com os editores da Penalux, com a qual tive o grato prazer de publicar, no Brasil, a coletânea de poemas intitulada Almas de Porcelana, foi sugerido o desafio de uma nova experiência em prosa”. – Gociante Patissa

Além das referências autobiográficas, em O Homem que Plantava Aves, há menção à cultura Umbundu, língua-pátria do autor. A obra atravessa temas complexos, como memórias da guerra civil ou sequelas do conflito.

Na opinião dos editores, a literatura de Gociante alcança um valor universal, ao mesmo tempo em que abre para o leitor brasileiro uma via de acesso à cultura e história angolanas, mas pela ótica de um observador nativo, oriundo das camadas mais pobres do seu povo. “É o segundo livro que publicamos do autor. Uma das vozes mais atuantes na literatura angolana contemporânea”.

Resta, agora, aos leitores do Brasil, conhecer e comprovar a qualidade literária desse escritor.

 

O Homem que Plantava Aves – Gociante Patissa

O Homem que Plantava Aves capaEditora: Penalux
Edição: 2017
Páginas: 184 p.
Dimensões: 14×21 cm
Compre Aqui: Loja Virtual Penalux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *