Resenha: O Maior Show do Mundo – A. R. Miranda

Se você pensa que já viu de tudo em realitys, é por que você ainda não leu O Maior Show do Mundo.

O Maior Show do Mundo, na verdade se chama “De Olho em Você”. Ele é um reality show que você poderia tranquilamente confundir com Big Brother, afinal o formato é o mesmo: Uma casa, trinta e seis câmeras, doze participantes, jogos de resistência, casais etc. A diferença? Bom a diferença é que, quem elimina os participantes não é o público, mas sim um assassino. Claro que nada disso estava programado. Não pelo menos por Valtinho. O diretor do programa levou um susto, assim como equipe e telespectadores, quando aconteceu a primeira morte. Mas nem por isso ele desanimou.

– Show! Dá pra encobrir isso por um tempo!

– Temos muita coisa dela gravadas nos dias anteriores. Dá pra segurar uma semaninha na edição.

– Maravilha, velho! – deu um tapa na mão de Paulo em comemoração – Vou falar com os policiais para abafar o caso. Não podemos perder público nem grana com isso. Amanhã a gente inventa um jeito de tirar a Sofia do programa. Precisamos convencer todo mundo.” – P. 07

O Maior Show do Mundo

Claro que não deu para abafar. E como você pode imaginar, o programa se tornou o reality de maior audiência do Brasil. “De Olho em Você” virou o assunto predileto dos barzinhos, filas, elevadores, outros canais, do pessoal do direitos humanos e dos religiosos. E ninguém ficou mais feliz que o Doutor Pedro, o dono da Rede Sideral. Quanto mais mortes aconteciam, mais o ibope aumentava e mais contratos de exibição ele assinava. Enquanto isso a vida de Valtinho é uma quase tragicomédia. Aos 28 anos ele é considerado um dos melhores diretores do ramo, mora num apartamento de frente para a praia de Copacabana e sai com as mulheres que bem entender. Mas, sua vida vida do avesso: Algumas mortes nas costas, uma ex espalhando mentiras sobre sua intimidade na mídia e a atual desconfiando que ele é o responsável pelas mortes.

 

Afastou-se da morena sem dizer mais nada. Foi até o caixa, pagou as cervejas, entrou no carro e foi para casa, sem segurar lágrimas. Chorou como não lembrava ter chorado antes. Perdeu a conta de quantas bebeu até cair dormindo no carpete da sala, fazendo companhia para uma latinha quase cheia que entornou” – P. 104

O Maior Show do Mundo não é apenas uma crítica inteligente a programação televisiva atual, mas também ao ser humano e suas atitudes e a politicagem brasileira. Tudo aquilo que somos capazes de fazer por dinheiro, sucesso ou para simplesmente se dar bem em cima do outro. E como a história é uma ficção com “toque de realidade” A.R. usa e abusa das referências do mundo real. Dá até pra brincar e descobrir quem aquele apresentador ou político seria na nossa realidade.

Tavinho Cachorro Louco, o apresentador, questionou porque não a assassinaram. Hercília disse possuir um documento comprometedor sobre Valtinho guardado com pessoas de confiança e isso lhe concedia segurança. Mas agora tinha muito medo de andar na rua.

O apresentador tecia críticas e xingamentos a respeito do caráter de Valtinho, afirmando “não ter medo de processos”. O mesmo dizia Brandão Valente, no seu Alerta Urgente, exibido na mesma hora pela TV Caiapós.” – P.96

A.R. também dá uma boa ideia aos leitores do que é a correria de uma produção televisiva e usa muitos termos do meio (claro que todos com seu significado), mostrando conhecimento e dedicação em pesquisas para compor o livro. O texto é tranquilo de ler. Confesso que no início achei ele um pouco arrastado, mesmo com as mortes, mas conforme a narrativa segue, a leitura fica mais sedutora. Além do thriller investigativo, a história também trás romance e uns toques engraçados, como os nomes peculiares de alguns personagens: Valfrido Teixeira, Miroslan Almeira, Iramaia são alguns exemplos. Claro que se tratando de políticos e representantes religiosos, os nomes encaixam de maneira perfeita, mas não deixa de ser engraçado.

A. R. Miranda está de parabéns. O Maior Show do Mundo é uma leitura gostosa, divertida com o enredo cheio de ação, mistério e aquela pitada de realidade. E já te adianto, nem vai tentando descobrir quem é o assassino. O final vai te surpreender.

O Maior Show do Mundo – A. R. Miranda

O Maior Show do MundoAno: 2017
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 880.0 KB
Páginas: 349 p.
ASIN: B076GN713P
Compre Aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *