O Corvo

Marco Guimarães lança O Corvo em Ipanema

Quarta-feira, dia 8 de Novembro, Marco Guimarães lança O Corvo, em uma noite de autógrafos e apresentação de músico francês.

O Corvo trata do desaparecimento de várias pessoas, na Cidade Luz. Primeiro uma menina e sua sequestradora, depois o policial responsável pelas investigações e sua ex-mulher. Narradas em separado, os desaparecimentos se cruzam em uma história repleta de mistério e eventos surreais.

No seu primeiro livro, De escritores, fantasmas e mortos, o autor chamou a atenção da crítica, com resenhas na França e em Portugal. Em Meu pseudônimo e eu, Marco foi nomeado um dos 20 finalistas do Premio Portugal Telecom de Literatura em 2012 e, em 2014, foi publicado na Croácia pelo grupo editorial Ljevak. O terceiro romance, A Bicha e a fila, escrito a quatro mãos com o escritor angolano Manuel Rui, foi publicado no Brasil e em Angola. Em O estranho espelho do Quartier Latin, seu quarto romance, lançado no Brasil em 2016, o autor passeia pelo universo do fantástico ao contar a historia de um jornalista que tem a vida avaliada por três imagens em um espelho antigo.

O Corvo
Marco Guimarães, autor

As histórias inventadas por este autor brasileiro, situam-se em grande parte no Quartier Latin, em torno de sujeitos em trânsito, completamente fascinados pela topografia parisiense, vivendo enredos que poderíamos caracterizar entre o estranho e o fantástico, a lembrar algumas das melhores páginas de Borges ou de Cortázar. Mobilizando o tema baudelairiano do flâneur – que Walter Benjamin transformou em figura alegórica da modernidade -, Marco Guimarães revela-nos um outro tipo de fantasmagorias que encontram na mesma cidade francesa o seu centro de gravidade mas se identificam agora com novas formas de experiência subjetiva, típicas da condição pós-moderna, jogando com a auto-reflexividade, prática narrativa que chama a atenção sobre os seus métodos e exige a cooperação activa do leitor que, como mostrou a estética da recepção, se revela uma figura fundamental do texto literário.” – Crítica da professora de Português da Sorbonne, Maria Graciete Besse, publicada na Revista Latitude.

 

Agora, dedicado apenas à Literatura, o autor vem sendo convidado para apresentações internacionais. Já fez leituras e conferências sobre temas literários na Universidade Paris IV/Sorbonne; Universidade de Colônia (Alemanha); Universidade de Aachen (Alemanha) e agora abre o primeiro dia de palestras do Salão do Livro de Paris.

O Corvo será lançado dia 8 de novembro, a partir das 19h, no Spazziano, em Ipanema. Na noite de autógrafos, haverá apresentação do músico francês Christian Bassoul.

O Corvo – Marco Guimarães

O Corvo - Capa

Formato: E-book
Páginas: 102 p.
ASIN: B074VC7VV9
Compre Aqui: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *