Inverso - Resenha Dica do leitor

Resenha: Inverso (Espelho) – Karen Alvares

Como você reagiria se alguém tomasse o controle da sua vida e você só pudesse observar? Inverso é o primeiro livro da duologia Espelho de Karen Alvares.

Megan parece ser uma típica adolescente desajustada: Pintou os cabelos loiros de preto com mechas coloridas, usa camisas de banda largas, com problemas de peso e comportamento… Mas a marca deixada ao se perder alguém a transformou em adolescente não tão típica assim. Megan sofreu de mais. Quando tinha apenas 10 anos, sua mãe morreu de câncer. E entre idas e vindas do hospital, Marina acabou falecendo em casa, para ter a oportunidade de ver pela última vez Minako, a caçula da família, que na época tinha apenas 3 anos. Agora, Megan, Mina e seu pai Renato tentam recomeçar a vida em um novo apartamento.

Inverso

“- Dramático – ela resmungou, tomando um grande gole do chocolate. – Não vou deixar a escola, só vou me mudar. Não é grande coisa. Na verdade era sim, e Megan pensava nisso todos os dias. Não fazia sentido, mas mudar a incomodava. Parecia que estava deixando algo para trás. Algo importante. Ela ´so ainda não descobrira o que exatamente.” P. 12

Megan e Renato tem uma relação ótima, que depois da morte de Marina, só ficou mais forte. Apesar das reclamações de outros familiares, o pai não implica com o “estilo” de Megan. Pelo contrário, ele estimula as filhas a serem do jeito que desejarem, desde que isso não atrapalhe suas notas e seu futuro. Um pai cuidadoso, que se preocupa com as filhas. A relação também é boa com Mina. As duas são muito amigas e Megan sabe que a responsabilidade de cuidar da irmã caçula agora também é dela. Além deles, Megan tem Daniel, seu melhor amigo desde a segunda série. Ela a desajustada. Ele o nerd CDF. Os dois, obviamente são alvo dos bolinadores da escola e juntos “fracassavam no fantástico mundo romântico adolescente“. Mas nem por isso eram infelizes. Pelo contrário, era dupla perfeita, onde um completava o outro.

“Megan era uma panela de pressão: trinta minutos de zoeira e começava a fumegar. Com quarenta poderia explodir. Daniel era o pino da panela: liberava o ar quente acumulado de vez em quando” – P. 16

Se não fosse o buraco deixado pela morte da mãe, Megan até poderia ter uma vida boa. Não teria mudança, não teria dor, ela e sua irmã teriam uma mãe e seu pai uma esposa. E é com esses pensamentos confusos que ela encontra o espelho. O objeto estava no quarto dos pais. Enquanto ela tenta matar um pouco das saudade que tem de Marina, ela tem um vislumbre do que tem do outro lado. Uma Megan mais magra, loira, maquiada e de saias. Tudo o que era deveria ser, segundo sua avó. A princípio, claro, ela acha que está sonhando, que está vendo coisas. Mas ela precisava confirmar.

InversoA imagem sorriu, algo que Megan não tinha feito, e, antes que pudesse reagir, a superfície do espelho começou a borbulhar como a superfície da água em um rio antes de um animal emergir. A imagem se tornou turva, indistinta, enquanto Megan observava tudo, paralisada pelo choque, sentido as pernas pesadas incapazes de correr.

Só podia ser um pesadelo. O mais maluco de todos.

Uma mão do tamanho da sua irrompeu das águas turvas do espelho e segurou seu pulso com firmeza. Antes que pudesse respirar, Megan sentiu um puxão no umbigo, uma força arrastando seu corpo, ao mesmo tempo que o gelo inundava suas veias.” – P. 29

O que havia do outro lado? Tudo o que Megan desejava e desprezava. Ela se viu no lugar de Megami. Fisicamente era a visão que ela teve no espelho, “o que Megan deveria ser“, loira, bonita, descolada. Já o seu comportamento… Megami fazia parte do grupo de meninas que Megan odiava. Se achava acima superior e não tinha limites para ter o que queria. E Megan descobriu tudo isso da pior forma. Ali, no mundo invertido, ela estava presa ao corpo e as atitudes da desprezível Megami, e assistia aquela vida tão errada, tão diferente da sua: Mina era uma menina mimada, seu pai ausente, apenas Daniel parecia ser o mesmo apesar de não serem amigos. Tudo seria um pesadelo se não fosse o fato de sua mãe estar viva.

Por um lado sentia uma felicidade insana, quase doentia. Estar ali significava que ainda estava sonhando. E que sua mãe ainda estava viva. No entanto, o resto estava do avesso: sua mãe a chamava de Megami, Mina era ima irmãzinha irritante que a detestava e Megan era uma garota embonecada que aparentemente gastava toda a sua mesada no shopping comprando vestidos com a garota mais babaca da sala.

Mas sua mãe estava ali.” – P. 34

“E se do outro lado do espelho estivesse a vida que você sempre desejou?” essa é a primeira pergunta da sinopse de Inverso e que vai ficar na sua cabeça durante as 135 páginas. Megan é uma personagem fácil de se identificar. Todo mundo já foi ou vai ser adolescente um dia, vai odiar algum aspecto da sua vida e vai se perguntar como seria sua vida se ela fosse diferente. Então não é difícil se colocar no lugar dela e pensar o que teria do outro lado do seu espelho. Sendo bom ou ruim eu tenho certeza que você vai valorizar muito mais o que você tem desse lado.

Karen Alvares, autora.

Talvez por ter uma adolescente como protagonista e personagens tão adoráveis (de um lado do espelho) Inverso é aquele livro que você não vai dar nada por ele. Meu marido, por exemplo, olhou pra capa e achou que fosse um romance. Mas estamos falando de Karen Alvares e nesse caso, não tem tanto espaço para romance. A autora não decepciona. A obra é um thriller psicológico, que começa devagar apresentando os personagens e a trama, até que de repente você é sugado pelo o espelho e o ritmo acelera. Frases curtas, bem colocadas, muitas viradas e angústia. Megan e Megami vivem uma batalha pela vida perfeita, sem nem mesmo se tocaram. E você, mesmo sem perceber, vai repensar toda a sua vida.

Um conselho. Quando você for ler Inverso, já tenha Reverso do lado. Não é que o livro termine “no meio” da trama. Nada disso. Mas você vai querer mais, vai querer respostas. E Inverso tem uma escrita gostosa, sedutora, então você vai terminar quando menos esperar e aí (se não seguir meu conselho) não terá o Reverso pra continuar do outro lado do espelho.

Inverso aborda a complicada vida adolescente, com direito todos os seus demônios, bullings,  Harry Potter e referências nerds. Somado ao suspense, drama e terror psicológico tão característicos da autora. Jovens, adultos e idosos vão adorar ser sugados para esse mundo invertido, publicado pela Editora Draco. Karen, mais uma vez você arrasou.

Inverso (Espelho) – Karen Alvares

Editora: Draco
Formato: Físico e E-book
Páginas: 135 p.
Dimensões: 14 x 21cm
ISBN-10: 8582431457
ISBN-13: 978-8582431450
Compre Aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *