Escritor nipo-britânico é o ganhador do prêmio Nobel 2017

Autor de Não me Abandone Jamais e Os Vestígios do Dia, Kazuo Ishiguro, é o ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 2017.

Depois de premiar a jornalista Svetlana Alexijevich em 2015 e Bob Dylan em 2016, a academia voltou a premiar um escritor (se sentido tradicional da palavra). Kazuo, nasceu em Nagasaki, no Japão, mas ainda criança mudou-se com a família para o Reino Unido. Além de contos e livros, escreveu para cinema e televisão. Com Os Despojos do Dia venceu o Booker Prize, em 1989.

Em entrevista, disse que achou ser um boato e depois se assustou, “fiquei surpreso com como eles foram modestos. Era como se eles estivessem me convidando para uma festa e tivessem medo que eu recusasse o convite.”

O escritor disse ainda ter a esperança de que o Nobel seja uma força do bem:

“O mundo está num momento muito incerto e esperaria que todos os prêmios Nobel fossem uma força em prol de algo positivo no mundo (…) Ficaria profundamente comovido se pudesse, de algum modo, ser parte de um tipo de clima, este ano, que contribua para uma atmosfera positiva num tempo muito incerto.” – Kazuo Ishiguro.

Para a Academia, Kazuo é um escritor que, “em romances de grande força emocional, revelou o abismo sob o sentido ilusório de conexão com o mundo“. E é como a união de Jane Austen e Franz Kafka “mas é preciso acrescentar um pouco de Marcel Proust, misturar, mas não muito, e então se chega à escrita dele“.

No Brasil, Kazuo é publicado pela Companhia das Letras e está entre os mais vendidos da Amazon, com Gigante Enterrado. A obra aborda temas universais como amor, guerra e  memória.

O Gigante Enterrado – Kazuo Ishiguro

Editora: Companhia das Letras; 
Páginas: 280 p.
Dimensões : 20,8 x 14cm
ISBN-10: 853592597X
ISBN-13: 978-8535925975
Compre Aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *