Resenha: Star Wars, a Trilogia – EP. IV Uma Nova Esperança

Se a duas semanas atras você me perguntasse qual a melhor adaptação de livro para o cinema, eu provavelmente diria Harry Potter. Mas, depois de ler o Uma Nova Esperança do livro Star Wars, a Trilogia – Special Edition da Darkside… o jogo virou.

A história (eu creio) você já conhece:


Episódio IV Uma Nova Esperança – Letreiro de abertura on Disney Video

A princesa Leia Organa de posse do projeto da Estrela da Morte, tenta chegar a Alderaan para entregar os planos para a Aliança Rebelde. Antes que ele possa pensar em como fazer isso, Lord Vader intercepta sua nave. Para que os planos não voltem para as mão do Império, Leia passa a informação para o droid R2-D2 com o objetivo de entregar a informação para Obi-Wan Kenobi. Leia acaba sequestrada por Vader enquanto R2 e seu amigo C3PO vão parar em Tatooine.

Star Wars - Uma Nova Esperança Grandes maciços de pedra dominavam o horizonte. Olhando nas outras direções, não se via nada além de intermináveis séries de dunas como longos dentes amarelados se estendendo por quilômetros de distância. O oceano de areia se misturava ao brilho do céu até ser impossível distinguir onde terminava um e começava o outro.” – P. 33-34

Nesse planeta desértico, com dois sois, R2-D2 e C3PO acabam conhecendo Luke. Um jovem rapaz, com grandes habilidades como piloto, que é louco para sair de seu planeta “Fim de Mundo”, mas que está preso aos seus tios que precisam de sua ajuda para cuidar da fazenda. Os droids são comprados com esse mesmo objetivo, porém R2 precisa cumprir a sua missão e foge de seus novos donos. Em busca do droid fujão, Luke, C3PO e R2 acabam encontrando Obi-Wan Kenobi (ou o Velho Ben Kenobi), que para a surpresa de Luke, diz conhecer seu pai e também sobre uma estranha Força. Luke acaba perdendo seus tios – mortos pelo Império – e parte em viagem com Kenobi para Alderaan, para cumprir a missão dada por Leia.

Star Wars - Uma Nova Esperança - Obi WanA Força está em torno de cada um de nós. Alguns acreditam que ela comanda nossa ações, não o contrário. O conhecimento da Força e a sabedoria para manipulá-la concediam ao Jedi seu poder especial.” – P.82

Luke, Kenobi, R2 e C3PO partem para Alderaan na Millenium Falcon, nave de Han Solo e seu amigo peludo Chewbacca. Mas quando chegam ao destino descobrem os restos do planeta que foi explodido pela Estrela Da morte e são capturados pela enorme lua. A intensão era escapar sem serem percebidos, mas eles acabam em tiroteios com Storm Troopers, resgatando a Leia, quase amassados num compactador de lixo e perdendo Obi-Wan numa batalha épica pra Darth Vader. De posse dos planos eles finalmente partem para a base rebelde para destruir a Estrela da Morte.

Star Wars - Uma Nova Esperança - Darkside

Star Wars – Episódio IV – Uma Nova Esperança – antes conhecido como Star Wars: From the Adventures of Luke Skywalker – foi baseado no roteiro de George Lucas, pelo Ghost Writer Alan Dean Foster e saiu antes do filme, em Dezembro de 76. Esse foi o primeiro contato de Star Wars com o mundo e segundo o próprio Lucas contou na introdução desta edição, vendeu modestamente. Mesmo ele tendo sido baseado no roteiro, dá pra dizer que é uma adaptação para a tela (não?). E sendo assim essa foi a melhor adaptação EVER.

Star Wars - Uma Nova Esperança - Darkside

Ficou difícil escrever essa resenha dada tamanha exatidão. Dá pra encontrar os mesmos diálogos, cenas, descrições… enfim. George Lucas não mudou muito de ideia entre o lançamento do livro e do filme (ou não deu tempo). As poucas diferenças que encontrei foram relacionadas a adaptação mesmo: Um livro tem mais detalhes que um filme. Seja por dinheiro ou tempo, isso é um fato. Algumas mudanças também de ordem em uma cena… mas nada que estrague nem filme, nem livro. A batalha de Yavin, por exemplo, no livro tem muitos detalhes, que no filme.

Mas isso não quer dizer que não tenham algumas surpresas. No livro tem uma cena onde Luke encontra Biggs, ainda em Tatooine, onde o amigo piloto confessa que pretende deixar o Império para entrar para a Aliança. A cena foi filmada, porém deletada de Star Wars Episódio IV, assim como outras, que estão na copilação abaixo.

Vale a pena ler Star Wars – A Trilogia: Episódio IV, Uma Nova Esperança? Sim vale! Esse é um livro para fan nenhum colocar defeito é claro, também será sensacional para os que gostam aventura e Sci-fi.  A leitura rápida, leve, detalhada e com o mesmo ritmo do filme. Sem contar que é sensacional ver a descrição original de cada personagem. Entender alguns pensamentos de Luke e outros personagens e viver tudo isso novamente como se fosse a primeira vez.

Star Wars - Uma Nova Esperança - Darkside

A edição é da DarkSide – capa dura – mas eu vou dar mais detalhes sobre nesta resenha pra não repetir nas próximas. E sim, decidi faze-las separadas, porque são três histórias/filmes diferentes, com autores diferentes e livros diferentes. Então porque não viver cada um deles separadamente.

Star Wars – Episódio IV, Uma Nova Esperança – George Lucas

Star Wars - Uma Nova Esperança - Darkside Capa

Editora: DarkSide
Tradução: Antonio Tibau
Especificações: Limited Edition- Capa dura
Páginas 528 (201 no Episódio IV)
Dimensões: 23,4 x 15,8 x 3,8 cm
Edição: Edição: 1ª (20 de maio de 2014)
ISBN-10: 8566636260
ISBN-13: 978-8566636260
Compre aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *