Aleph trás de volta ao Brasil distopia Nós de 1924

A Editora Aleph foi até 1924 buscar um romance distópico de tirar o folego. Esgotado há anos no mercado brasileiro, Nós, do russo Ievguêni Zamiátin, chega as livrarias neste mês de março.

A trama, escrita entre 1920 e 1921, narra as impressões de um engenheiro sobre o mundo em que vive. D-503 nasceu num mundo dominado por um governo totalitário chamado Estado Único. Entre os “benefícios” desse governo estão a privação à individualidade, imaginação, liberdade de expressão e o direito à própria vida. Um mundo completamente mecanizado e lógico, onde o Estado dita os horários de trabalho, lazer, refeições e até de sexo. D-503 vive bem e feliz até começa a duvidar das próprias convicções e conhecer uma mulher que o contamina com a doença chamada imaginação.

Nós - Ievguêni Zamiátin - Aleph

 

Dá para entender porque Nós se tornou bastante polêmico em sua época. Publicado em um período de crise econômica e atritos políticos, o livro só entrou legalmente a pátria-mãe do autor em 1988, com as políticas de abertura do regime soviético, devido à censura imperante no país. Nos Estados Unidos, sua primeira publicação só foi feita após sofrer forte censura.

Nós - Ievgueni Zamiatin

Agora, no Brasil, a Aleph preparou uma edição caprichada: texto traduzido direto do russo e duas leituras complementares. A primeira é uma resenha do livro escrita por George Orwell, originalmente publicada na revista londrina Tribune em 1946. Orwell ressalta a ousadia política de Nós e indica alguns dos incontáveis aspectos em que Zamiátin inspirou Admirável Mundo Novode Aldous Huxley.

Nós - Ievguêni Zamiátin

Há também uma comovente carta enviada por Zamiátin a Stálin, pedindo para sair da União Soviética, onde todas as suas publicações estavam sofrendo perseguição política. “Se eu for verdadeiramente um criminoso que merece punição, não creio que mereça uma punição tão grave quanto a morte literária. Por isso, peço que essa sentença seja comutada pela deportação da URSS”, escreve.

Nós – Ievguêni Zamiátin

Nós - Ievguêni Zamiátin - Capa

Editora: Aleph
Tradução: Gabriela Soares
Páginas: 344
Dimensões: 21,2 x 13,8 x 2,4 cm
Acabamento: Capa Dura
Compre Aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *