David Bowie é homenageado através de poemas em Gravidade Zero

O novo livro de poemas do escritor Alexandre Guarnieri, é um tributo ao consagrado cantor David Bowie que deu vida ao astronauta Major Tom. “Gravidade Zero” é publicado pela Editora Penalux.

Inspirado por sessões de cinema de ficção científica e audições das músicas de Bowie o escritor carioca, conta a história de um astronauta perdido que decide escrever poemas sobre o que testemunhou em sua viagem pelo espaço e o sentido da vida que deixou para trás na Terra.

desde a infância ( manipulando
dioramas de urânio, imaginados ),
acolheu tal fabuloso cenário:
no futuro haveria um trágico parque
temático de aeronaves despencadas
que, de longe, de algum horizonte
de isótopos, pareceria incendiado,
a fogos de artifício esverdeados,
o mês de março, na festa de são patrício,
protetor dos físicos e da fusão a frio
ou ainda em setembro, são josé
de cupertino, protetor de aviadores,
cosmonautas e dos estudantes
em véspera do exame mais difícil;

Gravidade Zero – P.23

O poeta diz que o caso de Major Tom é extremo porque ele parte numa viagem espacial e não está certo quanto ao seu destino, sua missão. Ele conta que ficou tão imerso nas músicas de Bowie que no final do livro indica as músicas que mais o inspiraram na escrita dos poemas e na ambiência do tema.

Gravidade Zero - Bowie

Alexandre Guarnieri

Sinto que Gravidade Zero é a conclusão de uma trilogia composta por Casa de Máquinas e Corpo de Festim. Da máquina ao homem. E de volta à máquina para lançar o homem o mais longe possível, para além de toda a familiaridade, sozinho – Alexandre Guarnieri

Para quem não conhece, Alexandre Guarnieri é Poeta e Historiador da Arte. Publicou seu primeiro livro, Casa das máquinas (Editora da Palavra), em 2011, é um dos editores da revista eletrônica Mallarmargens e em 2015, foi vencedor do Prêmio Jabuti com o livro “Corpo de Festin”. Além disso, o escritor conquistou em 2003 os prêmios Yêda Schmaltz, oferecido pela União Brasileira de Escritores, Seção Goiás; e Marco Lucchesi, oferecido pelo Jornal Panorama da Palavra/ RJ.

Gravidade Zero – Alexandre Guarnieri

Capa Gravidade Zero - Bowie

Editora: Penalux
Gênero: Poesia
Páginas: 150
Formato: 16 X 23cm
ISBN: 978-85-5833-135-7
Ano: 2017
Compre Aqui 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *