Resenha: Amor de Puta – Ricardo Daumas

Amor de Puta é aquele livro que muita gente torce o nariz para o título e se surpreende quando tem a coragem de abrir a primeira página. Ricardo Daumas, nos presenteia com uma história de amor e descoberta.

João é um homem perdido na própria vida. Ele não vê mais graça no trabalho – e na incrível carreira – que um dia empolgou, seu casamento – supostamente perfeito – está por um fio e os amigos se tornam toleráveis. Por um longo período ele foi apático com a própria vida. Vivendo as escolhas que o destino lhe dava, sem saber se aquelas eras suas. Até que, mais uma vez alguém escolhe por ele. O Banco onde trabalha o transfere. João da adeus ao caos carioca e vai para a estranha São Paulo.Amor de Puta

Quando não se sabe o que se quer acaba decidindo por você, e essa é a síntese do meu estilo de vida atual, com poucos momentos de exceção.Eu não tenho certeza sequer do que vim fazer aqui, e olho por esta janela como se a resposta fosse passar pela minha frente nos próximos cinco minutos.

Não foi uma mudança fácil e João sente isso na pele. Ele acaba de deixar sua vida para trás. Sua esposa não se muda com ele. Seus pais ficam no Rio, amigos idem. Até da praia que serviu muitas vezes de conforto, ele teve que se distanciar. Só o que ele tem agora é um flat, trabalho e os colegas de trabalho. Mas é nessa rachadura feita na rotina, que João se encontra novamente. Mas precisamente quando ele conhece Celeste.

Celeste era um anjo naquela noite ainda fria de São Paulo, um anjo maroto, lindo e com aquela sensualidade pueril que os anjos têm. Surgiu e desapareceu muito rápido, me deixando com um sorrisinho nos lábios por conta de um momento inesperado de prazer que migrou o meu humor do deserto ao paraíso, e ainda que eu não soubesse mudaria tudo neste meu exílio involuntário em São Paulo.

Celeste. A vizinha de corpo invejável que fala o que pensa, sem se importar muito com as consequências. De cara ela diz querer ser amiga de joão. E logo nos primeiros encontros ela fala o que faz “Eu sou Puta….Puta, garota de programa, prostituta”. Ela também deixa claro que gosta do que faz e não vai deixar esse trabalho por ele. Seja por curiosidade, tesão, busca pela mudança… João, o pacato e certinho João, não consegue mais parar de pensar em Celeste. Ela se torna sua saída e o principal motivo de sua metamorfose.

Amor de Puta vai além de uma história de amor. João está passando por mudanças drásticas e repassa toda a sua vida, nesses seis meses em que se passa a história. Não me lembro e até procurei depois e não achei a idade de João… mas de forma superficial, podemos dizer que ele está passando por uma crise de meia idade. Nem a carreira brilhante ou 10 anos de casamento com uma mulher linda e que ele admira fazem mais sentido pra ele. Mas João não vê saída e por isso espera o tempo passar e o problema se resolver sozinho.Amor de Puta

Seu amor e carinho por Celeste é instantâneo e se torna a luz no fim do túnel. É com ela que ele passa a experimentar coisas e sentimentos novos. Mesmo que outras mulheres e pessoas vejam essa mudança e se sintam atraídos por João, é em Celeste que ele pensa. É um relacionamento intenso, carnal e inesperado. Mas mesmo sem saber se essa união terá futuro ele se joga de cabeça, enquanto a vida se transforma a sua volta.

Eu a adorava, talvez adorasse até a sua putice, sua coragem, sua capacidade de separar as coisas e viver delas, não com elas. Celeste desmantelava docemente os meus pudores, e eu estava me acostumando com a ideia de que eles não me serviam mais, aquela que naquele universo paralelo situado entre o parque e o flat.

Ricardo Daumas - Amor de Puta
Ricardo Daumas – Fonte: Facebook

Eu adorei a escrita de Ricardo Daumas. Clara, sucinta, quase poética. Cheio de descrições, aromas, sabores, que fazem você sentir cada momento passado pelo personagem. Confesso que, por causa disso, esse livro me deixou mal em alguns momentos. Não por motivos ruins e sim porque me fez pensar. Pensar na vida. E só por isso já faz valer a leitura.

Amor de Puta é um livro para quem gosta de histórias de amor, dramas e mesmo histórias de vida. Porque acima de tudo ele á uma história sobre a dura transformação de um homem, perdido, que se reencontra através de um novo amor. Então deixe o seu preconceito bobo de lado e se entregue a esse amor de puta.

Amor de Puta – Ricardo Daumas

Amor de Puta - Capa

Editora: Sensus
Formato: 16x23cm
Páginas: 280
Compre Aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *