Destaque Star Wars: Esquadrão Rogue

Star Wars: Esquadrão Rogue – Série X-Wing – Livro 1

Eles são corajosos, destemidos e sabem quem sua profissão é de risco. Esquadrão Rogue é um grupo de seres corajosos que querem acabar com o domínio do império de qualquer forma, mesmo que isso leve junto a vida deles. Star Wars: Esquadrão Rogue é uma aventura Legends, com edição da Aleph.

Esquadrão Rogue, de Michael A. Stackpole, foi lançado originalmente em 1996 e foi relançado em Novembro pela Editora Aleph. O clássico,é uma história sem ligação com o novo universo cinematográfico,como eu expliquei aqui, quando falei sobre o lançamento. Ele é – digamos – um mundo paralelo, o que poderia ter acontecido com o Esquadrão Rogue.

Star Wars: Antilles
Wedge Antilles

O livro se passa dois anos após a queda da Segunda Estrela da Morte, que foi uma grande derrota para o Império, mas que não sua queda total. O Imperador e Darth Vader morreram. Agora é Ysanne Isard, filha do ultimo diretor de segurança interna de Palpatine quem está no comando. Ela cresceu na corte do imperador e se tornou uma seguidora fervorosa, decidida a não deixar o império cair. Além dela, Esquadrão Rogue apresenta a nova geração de pilotos de X-wing, liderada pelo lendário Wedge Antilles, que aparece nos filmes da saga clássica. Entre os pilotos está o Tenente Corran Horn, um ex-imperial que se tornou um dos melhores pilotos da Aliança. Ele Junto com os novos pilotos do esquadrão estão dispostos a arriscar a vida para libertar a galáxia do que resta do Império.

Almirante, estou comandando um esquadrão de caças. Somos um esquadrão de elite. A única coisa que quero mudar em relação a isso é a nossa taxa de sobrevivência. Vocês tem me deixado escolher os novos pilotos que chegam até nós, e tenho feito deles um bom grupo. Com um pouco mais de treinamento, acho que posso transformá-los no tipo de unidade capaz de despertar terror nos corações imperiais.” – Wedge Antilles – Esquadrão Rogue

Não é porque é um Legends que Esquadrão Rogue deve ser deixado de lado. O livro é muito bem escrito e dá para sentir o carinho e cuidados que Michael A. Stackpole, tem com a trama. Nada muito diferente é criado, nenhuma teoria ou personagem que possa mudar drasticamente a trama principal da saga é apresentada, pelo contrário. Michael cita diversas vezes resgata personagens como Han Solo, Léia e Luke, sem dizer exatamente onde estão agora ou o que fazem. Além disso, temos a participação do Almirante Ackbar (aquele do meme do “It’s a Trap”). Além dos personagens o mundo está todo ali, Droids, Troppers, lasers,raças, a força e claro naves. Muitas naves.

É bom esclarecer que, apesar de estar ambientado no mundo de Star Wars o livro pode ser sim para todo tipo de leitor. Primeiro que, além de usar a imaginação, o leitor ainda pode fazer uma busca rápida na internet pra saber mais sobre determinada raça ou nave. A Aleph até fez um Dramatis Personae, com uma lista de planetas e raças citadas no livro, o que é muito bacana. Além disso a trama central é a Guerra: A guerra intergalática, traições, as batalhas internas e o que representa ser um herói de guerra. Essa é uma questão muito levantada dentro da trama: Afinal, é preciso morrer na guerra para ser um herói e se tornar uma lenda?

Star Wars X-wing
X-Wing

Quando um Legends é bom, você sempre acaba juntando de alguma forma com a saga principal. E foi isso que aconteceu com Esquadrão Rogue. É muito fácil de conecta-lo com o mundo cinematográfico. A história é envolvente e sua leitura é tranquila. Não digo fácil porque tenho certa dificuldade em acompanhar as batalhas com as naves, mas nada que faça desistir da leitura ou desgostar do livro. Alias, fica aqui a sugestão para a Aleph, uma edição ilustrada seria simplesmente incrível!! A única coisa que não gostei foi o vilão. Kirtan Loor é um agente da inteligência imperial bem fraco e bem idiota em alguns momentos. Porém, esse é o primeiro livro e creio que ele possa se desenvolver melhor nos próximos. Esquadrão Rogue é um livro para todos os fãs de Star Wars, de Sci-fi, histórias de guerra e da boa leitura.

STAR WARS: Esquadrão Rogue  Michael A. Stackpole

Star Wars: Esquadrão Rogue - Capa

Editora: Aleph
Tradução: Alex Mandarino
Páginas: 352
Tamanho: 23 x 16cm
ISBN: 9788576573456
Compre Aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *