Resenha: Coração de Aço – Brandon Sanderson

Se uma pequena parcela dos seres humanos recebessem poderes misteriosamente. Quantos deles seriam heróis? Essa é a pergunta que fica quando começamos a ler Coração de Aço, o primeiro livro da série Executores, de Bandon Sanderson.

Imagine um mundo onde de um dia para outro uma estrela vermelha (calamidade) começa a Coração de Aço brilhar no céu e parte dos seres humanos ganham poderes. Porém, ao invés de protegerem os pobres e oprimidos eles resolvem domina-los e controla-los, tornando-se todos vilões. Essa é a premissa de Coração de Aço. A história é contada por David, um rapaz de 18 anos que quando criança viu o pai morrer depois de acidentalmente ferir um dos Épico (nome dado aos humanos poderosos) mais fortes depois da Calamidade. Coração de Aço não só mata o pai de David, mas todas as possíveis testemunhas, a equipe de resgate e enterra o local onde tudo aconteceu. A ira do épico é tão grande que ele transforma toda a Nova Chicago em uma cidade de aço. David consegue milagrosamente escapar. Órfão ele cresce num lugar chamado Fabrica (parte orfanato, parte escola, parte local de trabalho), planejando como vingar seu pai e matar Coração de Aço.

O plano de David era “fácil”, primeiro ele tinha que ser aceito entre os Executores, único grupo que ia contra a dominação dos épicos, depois eles convenceriam Coração de Aço de que um novo épico tinha chegado a Nova Chicago e queria tomar seu lugar, e aí… sabendo qual era a vulnerabilidade dele…. matar Coração de Aço. Fácil… certo? O problema é que o cara tem super força, pele impenetrável, poder de transformar objetos e corpos inanimados em aço e soltar uma explosão de energia com as mãos, nenhuma piedade pelos seres humanos e amiguinhos (seguranças) tão poderosos quanto ele: Tormenta de Fogo e Punho da Noite, que é o responsável pela eterna noite de Nova Chicago. Por isso David passa 10 anos da sua vida estudando tudo sobre os Épicos, seus poderes e vulnerabilidades e sobre os Executores, que acabam se tornando os seus heróis.  Mas mesmo depois de todo esse tempo ele não tem ideia de como seu pai conseguira ferir Coração de Aço.

Coração de Aço Braços como vigas de aço, pernas como montanhas, o pescoço como um tronco de árvore. Mas ele não era volumoso nem desengonçado. Era Majestoso, com aquele cabelo negro, a mandíbula quadrada, um físico impossível, e uma figura de mais de dos metros.

E aqueles olhos. Intensos, exigentes, inflexíveis.

Desde a primeira vez que falei sobre esse livro aqui, eu fiquei muito curiosa e super empolgada por esse livro. E não me decepcionei. Coração de Aço na verdade foi muito além das minhas expectativas. Brandon Sanderson criou aqui um novo conceito de mundo pós-apocalíptico, cheio de peculiaridades. Os personagens são complexos e muito bem construídos. David, por exemplo, é um menino comum que quer se provar. Sempre se achou um covarde por ter deixado seu pai para trás, mas foi a fundo na sua vingança, se tornando um Nerd dos Épicos. Ele não gosta desse adjetivo, não gosta de chamar a atenção por sua inteligência, mas não há descrição melhor. Ele também tem um grande problemas com metáforas. Ele adora elas, mas David viveu isolado na Fábrica desde os oito anos, pouco se lembra do mundo antes da Coração de Aço - CapaCalamidade, por isso tudo que ele conhece é uma cidade de aço, dominada por um imperador poderoso e impiedoso. Dessa forma fica difícil fazer relações com coisas que ele não conhece. Entre os executores temos Thia (o cérebro da equipe, viciada em refrigerante), Abraham (uma cara magro, musculoso, especialista em armas e explosões, mas com o coração enorme), Cody (daria até pra encaixa-lo como o engraçadinho… mas ele é louco demais pra isso), Prof (Chefe dos Executores, não só dessa célula, mas de todo o esquema. Também dá para compara-lo com alguém… Professor Xavier dos X-men… mas ele vai muito além disso) e Megan (Poderia dizer que é o par romântico de David, mas ela é a mais complexa de todas. David não consegue entende-la.. e bom nem nós, até certo ponto).

A história é cheia de ação, muito bem construída e cheia de suspense. E preciso falar, a virada, é espetacular. Esse foi o tipo de livro que me segurei para ler com calma e degustar a leitura… assimilar cada ação. Não é uma história complicada, nem nada disso. Mas dá prazer em ler, por isso gosto estender o quanto posso.

Recomendo muito a leitura pra jovens, adultos, amantes de aventura, revistas em quadrinhos, ou simplesmente amante de livros. É um livro épico e a Aleph está de parabéns pelo carinho com a edição. Agora é a hora de sofrer e esperar pela continuação.

Coração de Aço - Capa

Coração de Aço – Brando Sanderson

Editora: Aleph
Tradutora: Isadora Prospero
Páginas: 376
Dimensões: 23 x 16cm
ISBN-10: 8576573466
ISBN-13: 978-8576573463
Compre aqui:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *